DICAS DE VIAGEM

Arrumando a mala

Dinheirinho por quilo

 

Levar muita bagagem além de causar contratempos também pode “pesar” no bolso. Principalmente se a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) aprovar a regra do fim do transporte gratuito de bagagens. Neste caso, se não quiser gastar mais precisará ser prático(a) e levar tudo o que necessita na bagagem de mão, cujo peso máximo deverá aumentar de 5kg para 10kg. A vantagem vai ser não ter que esperar a devolução de bagagens na esteira do aeroporto.

Se vai utilizar serviços de transfer, lembre-se de escolher um veículo adequado a sua quantidade de bagagem, pois em caso utilize carro pequeno ou van e a quantidade de pessoas que serão transportadas já esteja no limite do veículo, provavelmente você só poderá levar um volume de bagagem.

Nos trens, apesar de não haver limites estipulados (veja a dica sobre trens na Europa), você mesmo(a) terá que carregar sua bagagem e encontrar espaço suficiente no bagageiro, o que nem sempre é possível no vagão em que você está.

A grande virtude

Saiba que a principal virtude de um “bom(boa) arrumador(a) de malas” é ser prático. Você não precisa levar tudo o que usa quando está em casa. Desapegue um pouco dos inúmeros cosméticos, afinal é só por alguns dias...  Em último caso, substitua frascos grandes por pequenos levando apenas a quantidade de cosmético que provavelmente consumirá no período da viagem. Lembre-se que nos hotéis também são disponibilizados alguns produtos de higiene pessoal que, apesar de não serem os seus preferidos, podem ser utilizados por alguns dias. Outra opção é comprar cosméticos (em pequena quantidade) no local de destino.

Ser prático significa também deixar um pouco de lado aquela mania de querer excessivamente combinar roupas e acessórios. Leve sapatos de cores básicas, que combinam com qualquer roupa. Varie apenas no tipo de calçado, caso sua viagem demande os confortáveis para o dia e os sociais para a noite.

Para reduzir o volume das roupas na mala você pode utilizar um saco a vácuo e assim conseguir mais espaço. Ainda não conhece estes saquinhos maravilhosos que reduzem até 5x o volume da mala? Veja então este vídeo.

 

Socorro! Quero curtir minha viagem!

Quer evitar preocupações? Então leve roupas de tecidos que não amassam. Assim não terá que se preocupar em passar roupa. Outra vantagem deste tipo de roupa é que podem ser usadas para preencher os espaços dos vagos da mala, o que também pode ser feito com roupas íntimas ou meias, que devem ser distribuídas nos vários cantinhos que sobram.

Caso precise mesmo levar roupas que precisam passar, compre um pequeno ferro de passar próprio para viagens, caso não esteja disposto(a) a pagar pelo serviço no hotel em que for se hospedar ou caso este serviço não esteja disponível no meio de hospedagem selecionado (pousadas, albergues, etc). Lavanderias da cidade visitada também podem ser utilizadas, mas levar e buscar roupas na lavanderia seriam mais preocupações em momentos que deveriam ser de lazer, não é mesmo?

Para garantir que aproveitará o máximo da viagem, não se esqueça de levar alguns medicamentos básicos para o caso de alguma indisposição: anti-histamínicos, analgésicos, antiácidos e antialérgicos.

Se for para lugares com probabilidade de chuva, leve uma capa de chuva bem dobradinha. Não ocupa muito espaço e não tem o risco de quebrar como os guarda-chuvas e sombrinhas.

 

Por precaução, leve também um pequeno kit de costura para o caso de perder um botão de sua roupa ou caso alguma peça se descosture.

Roupas usadas

Malas com divisórias internas são interessantes para separar roupas limpas e roupas usadas. Você também pode usar saquinhos plásticos ou de tnt, mas se você for mesmo um(uma) bom(boa) arrumador(a) de malas não voltará para casa com roupas que não usou. Isto é sinal de que planejou bem o que vai vestir em cada dia da viagem.

Ser prático(a) é também repetir roupas pouco usadas. Por que não? Lembre-se: seus costumes em casa não precisam ser os mesmos quando viaja. Afinal você não tem um guarda-roupa inteiro à disposição. Para variar o visual, troque uma peça e repita a outra.

Comprinhas básicas

 

Quer fazer compras no local de destino? Ok. Veja, no entanto, se realmente pretende usar o que vai comprar. É comum viajantes se deixarem empolgar pelo que encontram nas lojas e depois nunca usam o que compram. Faça uma lista do que pretende comprar para melhor controlar os ímpetos.

Minha querida necessaire

Caso viaje de avião, observe as regras dos aeroportos e companhias aéreas quanto ao peso, dimensão e conteúdo da bagagem de mão. De modo geral, são proibidos produtos inflamáveis, cortantes, contundentes e armas. Cuidado com o conteúdo da necessaire que usar como bagagem de mão. Em voos internacionais também é proibido levar na cabine líquidos em quantidade superior a 100ml por frasco. Isto se aplica também a produtos em gel, pasta, creme, aerosol e similares. Os frascos devem ser colocados em uma única embalagem plástica transparente vedada, do tipo zip-loc, com dimensões máximas de 20 cm x 20 cm. Se desrespeitar esta orientação poderá ficar sem seu perfume, creme hidratrante, etc na inspeção de embarque.

Bichinhos de estimação

Deseja transportar seu bichinho de estimação? Certifique-se de que tem toda a documentação de vacinação do bichinho esteja válida e cuide para que ele fique acomodado de maneira adequada, conforme as exigências de cada companhia aérea. Em voos que envolvem mais de uma companhia prevalecem as regras da mais restritiva.

Extravio de malas

Se for fazer uma viagem aérea com conexão, por segurança, leve alguma roupa na bagagem de mão, pois sua bagagem pode, por erro involuntário da companhia, ser despachada em outro voo diferente do seu. Neste caso, você precisará de uma roupa extra para trocar quando chegar ao destino, até providenciar a compra de outras roupas ou esperar que a bagagem lhe seja devolvida.

 

Quanto a estas situações, explicaremos mais detalhadamente em nossa próxima dica sobre seguros de viagem. Não percam!

O que você achou desta dica? Deixe o seu comentário!

Fale Conosco

guiasfalamportugues
+55 82 88934157 
  • Facebook Social Icon