DICAS DE VIAGEM

Viajando de trem na Europa

Se você nunca viajou de trem na Europa, está na hora de experimentar!

Veja só as vantagens:

1) Você não precisa fazer check-in nas estações de trem.

 

​É só chegar com seu bilhete e embarcar! Você pode chegar até quase na hora do embarque (mas cuidado para não se atrasar, ok?). Nada de ficar esperando tanto tempo, como acontece nos aeroportos.

Você pode até comprar o bilhete na hora, na própria estação, mas recomendamos efetuar a compra com a maior antecedência possível, pois quanto mais próxima a data da viagem, maior será a tarifa.

​2) Você pode levar quantas bagagens quiser.

​Nos trens você não tem restrições quanto ao número de bagagens e nem ao peso. Aliás, tem uma restrição sim: o quanto de bagagens você conseguir carregar e colocar no compartimento de bagagem.

3) Veja lindas paisagens e lugares interessantes e pitorescos

Os percursos férreos na Europa são, de modo geral, muito bonitos de se ver. No trem você tem janelas amplas, que permitem uma visualização incrível das belas paisagens do caminho (nada de ficar só vendo nuvens).

 

4) Conforto e ótima estrutura

As poltronas são largas e muito confortáveis. Há bares e banheiros. Dependendo do trem, você terá gratuitamente Wifi, jornais e revistas. Refeições também são servidas a bordo em viagens mais longas.

5) Localização das estações

Ao contrário da maioria dos aeroportos, as estações de trem ficam geralmente bem no centro da cidade e isto implica uma grande economia de tempo e dinheiro com transporte até o hotel ou a um ponto turístico que deseje visitar.

6) Pontualidade

Os horários de saída e chegada dos trens na Europa são rigorosíssimos. Salvo em raras exceções, não ocorrem atrasos.

7) Diversidade de opções de horários e estações

Há muitas estações de trem na Europa. Você tem inúmeras opções para ir para quase todos os lugares que quiser. Além disso, chegam e saem trens para o mesmo destino com muita frequência.

 

E as desvantagens?

 

Como toda moeda tem dois lados, é claro que este tipo de viagem também tem.

 

1) Responsabilidade por sua própria bagagem

Como você não despacha a bagagem terá que carregá-la e acomodá-la por si mesmo. Se tiver bagagens demais talvez não encontre lugar no compartimento de seu vagão e tenha que procurar espaço em outro vagão. Quer uma sugestão? Seja prático(a) e leve no máximo uma mala média (nossa próxima dica será sobre como arrumar a mala, não perca!).

Convém também que você tenha atenção a sua mala para evitar possíveis furtos. Para ficar mais tranquilo(a), deixe-a fechada com cadeado e acorrente-a no compartimento de bagagem.

2) Possibilidade de greves

Outra desvantagem são as greves de ferroviários, que podem estragar seus planos. Estas greves, no entanto, são sempre organizadas com antecedência e todos os passageiros são informados alguns dias antes da viagem.

3) Não vale a pena para longas viagens

Para viagens com mais de 4 horas de duração talvez o melhor seja ir de avião, pois este certamente é bem mais rápido.

Mas leve em conta também que nos aeroportos os procedimentos de check in e os controles de segurança tomam muito tempo. Por isso, analise prós e contras entre ambas as opções antes de fazer a sua escolha.

No GUIAS FALAM PORTUGUÊS você pode consultar (em português) todas as opções de trens na Europa pela Rail Europe e já começar a planejar a sua viagem. E em caso de dúvida, pode entrar em contato conosco.

O que você achou desta dica? Deixe o seu comentário!

Fale Conosco

guiasfalamportugues
+55 82 88934157 
  • Facebook Social Icon