DICAS DE VIAGEM

Como escolher um seguro de viagem

Ao planejar uma viagem você imagina descansar, se divertir, curtir muito, mas infelizmente haverá sempre uma possibilidade de que nem tudo ocorra como o planejado.

 

Às vezes a mudança de clima e de alimentação nos locais visitados pode causar mal estar, desconforto e até situações mais graves.

Serviços médicos são muito caros no exterior. Com o seguro você terá acesso a atendimento clínico e hospitalar em caso de doenças e acidentes.

Recomendamos que antes de viajar contrate sempre um seguro de viagem. Mas como escolher o melhor seguro?

1º Verifique se as coberturas estão de acordo com às suas necessidades. Ex: Se você vai praticar algum esporte, há seguros específicos para isto;

2º Sempre leia as Condições Gerais no momento da compra para verificar se concorda com os termos do contrato. Estas condições são equivalentes a um contrato, onde a seguradora descreve as informações sobre o funcionamento da assistência e das coberturas e também especifica as obrigações e direitos do segurado. Em caso de dúvida, contate a agência que está oferecendo o seguro.

3º Atenção para limitações (ex: idade do segurado) e exclusões de cobertura (o que não está incluído em seu contrato);

3º É importante escolher um seguro cuja cobertura contemple traslado e repatriação;

4º Compare coberturas e preços segundo os seus objetivos de viagem. A Real Seguros tem um comparador de seguros no qual você pode visualizar as ofertas de várias seguradoras e melhor tomar a sua decisão;

5º Prefira planos de seguro que garantam atendimento por assistência em vez de atendimento por reembolso nos casos de necessidade de atendimento médico. 

 

Veja a diferença entre atendimento por assistência e atendimento por reembolso:

Atendimento por assistência

 

Você não precisará desembolsar nenhum dinheiro para obter os benefícios da cobertura do seguro. Por exemplo, se precisar de assistência médica, ligue para a seguradora (ligação gratuita para o número indicado no voucher ou guia de seguro) e esta lhe indicará que clínica ou hospital você deve ir na localidade em que está.

 

Todos os planos que a Real Seguro Viagem oferece têm atendimento por assistência, ou seja, você poderá entrar em contato com a Central Internacional da seguradora contratada e comunicar a necessidade de atendimento, para que seja previamente autorizado e não gere custos extras durante a viagem.  

 

Em casos de acidente ou emergência, onde não é possível ligar com antecedência para a seguradora, a central deve ser comunicada até 24h depois do ocorrido, que ao realizar o contato será orientado sobre como proceder, inclusive em casos de reembolso.

 

As coberturas de seguro viagem variam conforme o plano escolhido. Na Real Seguro Viagem Seguro Viagem você tem a possibilidade de optar pelo plano que preferir, sendo ele, pelo menor valor, pela maior cobertura ou pela cobertura mais adequada. Existem diversas possibilidades. 

 

 

Atendimento por reembolso

 

A seguradora é responsável por coordenar o atendimento médico, entrando em contato com estabelecimentos da cidade onde o segurado se encontra, porém muitas vezes o local não oferece estrutura ou disponibilidade imediata. Nesses casos, a seguradora pode optar por orientar o passageiro a priorizar sua própria saúde, consultando e pagando pela própria consulta. Sendo assim, poderá ser solicitado posterior reembolso das despesas com o atendimento, mediante apresentação das Notas Fiscais.

 

Algumas outras coberturas também funcionam por reembolso, como por exemplo nos casos em que ocorre a necessidade de assistência farmacêutica (compra de medicamentos) e desembolsos decorrentes de extravio de bagagem (compra de roupas, calçados e outros objetos de uso pessoal). Em todas as ocasiões, aconselhamos que você guarde todas as notas fiscais originais para posteriormente requerer o reembolso perante a seguradora.

 

Mas afinal, qual a diferença entre seguro saúde e seguro viagem?

O seguro saúde possui apenas a cobertura médica, como por exemplo: consultas, internações. Já o seguro viagem possui, além destas coberturas médicas, outras coberturas, como: extravio e localização de bagagem, indenização em caso de morte, fiança, auxílio financeiro, entres outras.

 

Lembre-se que o seguro para Europa é obrigatório de acordo com as exigências do tratado de Schengen. Ou seja, você precisará comprovar que adquiriu um seguro de viagem quando para entrar neste continente. A Real Seguro Viagem envia para seu email o guia do seguro de viagem. Neste documento consta a relação das coberturas, os seus dados, o telefone da central de assistência e o seu número de identificação junto à seguradora.

 

 

Caso tenha mais alguma dúvida, fale conosco!

Fonte: Real Seguro de Viagens

O que você achou desta dica? Deixe o seu comentário!

Fale Conosco

guiasfalamportugues
+55 82 88934157 
  • Facebook Social Icon